Quando decidir pela troca ou manutenção do ar condicionado? De acordo com nossa experiência e recomendação de alguns fabricantes, você deve substituir o seu Ar Condicionado. Quando estiver com mais de 10 anos de uso. Portanto, em um mundo perfeito, você só deve substituir o seu Ar Condicionado, uma vez a cada 10, talvez 15 anos.
Porém, como em todos os equipamentos mecânicos, os equipamentos de ar condicionado podem se desgastar mais cedo do que a vida útil esperada, principalmente em ambientes próximos ao mar. Portanto, um ar condicionado desgastado, pode ser o resultado de um sistema que foi instalado ou dimensionado incorretamente, ou porque não era mantido anualmente.
Chegou a hora de substituir ou reparar o seu ar condicionado atual? Você saberá, se notar algum destes 4 sinais:
- Seu equipamento de ar condicionado tem falhas frequentes;
- Você tem contas de energia alta;
- Sua casa tem umidade constante;
- O tamanho da sua casa mudou;
Vamos entrar em mais detalhes sobre cada um desses sinais e se você deve reparar ou substituir seu ar condicionado.
Seu ar condicionado apresenta falhas frequentes
Parece que o seu ar condicionado está em constante avaria?
Nesse caso, seus equipamentos de ar condicionado provavelmente estão na última fase da vida útil. Em vez de gastar dinheiro com cada pequeno reparo, pode ser mais econômico substituir simplesmente o ar condicionado – especialmente se a sua unidade tiver mais de 10 anos. Entraremos em mais detalhes sobre reparo ou substituição posteriormente neste artigo.
Você tem contas de energia elétrica alta
As unidades mais antigas de ar condicionado perdem eficiência à medida que envelhecem e se decompõem. Isso significa que eles consomem mais energia para resfriar sua casa, o que aumenta sua conta mensal de energia elétrica.
Além disso, se o seu ar condicionado tiver mais de 10 anos, ele terá uma classificação INMETRO relativamente baixa. O INMETRO informa a eficiência energética do seu ar condicionado.
Quanto maior a classificação do INMETRO, mais eficiente será o consumo de energia do ar condicionado.
Se o seu ar condicionado tiver uma classificação INMETRO maior que B (como muitas unidades mais antigas), você estará pagando demais em contas de energia e deverá considerar uma unidade mais nova e mais eficiente.
Sua casa tem umidade flutuante
Os aparelhos de ar condicionado são construídos para resfriar e desumidificar o ar da sua casa. Portanto, se sua casa estiver úmida, isso pode indicar um ar condicionado com defeito que pode precisar de substituição.
Estes sinais apontam para um problema com o seu ar condicionado que regula a umidade:
- Sua casa parece abafada
- Você percebe umidade ao redor das janelas
- Você tem aparecimento de mofo (e não há vazamentos de água visíveis)
Entre em contato conosco, se notar algum desses sintomas.
O tamanho da sua casa mudou
Você adicionou ou retirou um quarto? Ou você fez alguma reforma extensa?
Isso afeta o layout da sua casa, o que também afeta o tamanho do condicionador de ar que você precisa. Um ar condicionado pequeno demais não refresca sua casa e não vai durar muito. Um ar condicionado muito grande fará um ciclo curto, o que também reduz a vida útil da unidade.
Um especialista em ar condicionado pode executar os cálculos necessários para determinar qual o tamanho da unidade que melhor se adapta à sua casa ajudando você a decidir pela troca ou manutenção.
Reparar ou substituir? Eis a questão…
Se você notou alguns problemas com o seu ar condicionado, pode estar se perguntando se deve reparar ou substituir a unidade.
A resposta realmente depende de…
- A idade da sua unidade
- O custo do reparo
Como estimativa geral, você pode seguir a regra de 5.000: multiplique a idade do seu ar condicionado pelo custo de reparo mencionado. Se o número for maior que 5.000 ou se você precisar de mais reparos em um futuro próximo que excederá 5.000, considere a substituição do reparo.
Por exemplo, se você tem um ar condicionado de 8 anos e seu reparo custa R$ 500,00, pode ser bom reparar, pois totaliza R$ 4.000,00.
Outro fator a considerar é o tipo de refrigerante que seu ar condicionado requer. Os aparelhos de ar condicionado mais antigos usam o R-22 (também conhecido como Freon), que é muito caro. Se sua unidade estiver vazando refrigerante, é melhor instalar um novo que aceite o refrigerante mais novo (e mais barato), o R410A.
A Azulear pode fornecer novas recomendações de ar condicionado com base no seu orçamento e nas necessidades de refrigeração.
Quer um especialista para dar uma olhada no seu ar condicionado?
Entre em contato com a Azulear para agendar uma consulta de substituição ou reparo do ar condicionado. Um de nossos técnicos certificados visitará sua casa, comercio ou indústria e fornecerá uma estimativa justa do projeto. Dessa forma, você saberá se deve substituir ou consertar seu ar condicionado.
Espero que tenhamos ajudado você nessa questão, decidindo a troca ou manutenção do ar condicionado.
Fique atento, em janeiro de 2018, foi aprovada uma lei que obriga a manutenção de ar condicionado em prédios privados, coletivos e públicos. Veja matéria original aqui.